Rogério Maduca – Beira, Moçambique
Foi por meio da Profissão perpétua, que as Irmãs Argentina, Ermelinda e Patrícia, confirmaram a sua entrega definitiva à congregação das Mercedárias Missionárias de Barcelona, cerimónia que teve lugar no Domingo, 21 de Setembro, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Macuti.
A celebração eucarística, onde participaram várias religiosas, religiosos, fiéis e familiares das professantes, foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Beira, Dom António Constantino. Em sua homilia, Dom Constantino explicou que a consagração das irmãs é um sinal de esperança para Igreja e para o mundo, particularmente para a Arquidiocese da Beira.
O Prelado encorajou as três (03) religiosas a serem firmes, indo contracorrente diante de situações sociais que contradizem o seu carisma.
No final da celebração, em nome da congregação, a Irmã Efigénia, sublinhou que o “sim final” dado pelas irmãs Ermelinda, Patrícia e Argentina é um renovar no seu compromisso com Deus e com a Igreja. Às professantes, a representante da congregação explicou que a ocasião representa um início de uma nova caminhada na vida consagrada, um caminho com dificuldades, e para fazer face, recomendou mais oração, partilha e vida comunitária, seguindo exemplo de Maria Mãe das Mercês.
Por seu turno, as neo-professas, após agradecerem a todos que contribuíram na sua formação, disseram numa mensagem conjunta, que a sua caminhada não termina com a cerimónia, aliás, é o início.
A missa do Domingo (21), foi também ocasião de acção de graças pelos 25 anos da vida religiosa da Irmã Ana Palmira, esta que também é parte da família Mercedária, que no dia anterior, testemunhou a primeira profissão da Irmã Estrela.