A Arquidiocese da Beira é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Moçambique. É a sede metropolitana da província eclesiástica da Beira, com 3 dioceses: Quelimane, Tete e Chimoio. Sua Igreja Catedral está dedicada a Nossa Senhora do Rosário.
A sede episcopal foi instituída em 4 de setembro de 1940 com a Bula Sollemnibus Convecionibus do Papa Pio XII e em 20 de junho de 1984, com a Bula Quo efficacius do Papa João Paulo II, foi elevada ao grau de Arquidiocese.
O atual arcebispo metropolitano, monsenhor Cláudio Dalla Zuanna, foi nomeado em 29 de junho de 2012 e tomou posse da Arquidiocese em 7 de outubro do mesmo ano.
A Arquidiocese tem 46 paróquias, cobre uma área de 78.018 km2, onde vivem cerca de 1.762.600 pessoas, das quais 979.350 são católicas, ou seja, 55,6% da população atendida por 77 sacerdotes.
Sendo a Arquidiocese da Beira uma porção do povo de Deus, reunida através do anúncio do Evangelho e da celebração da Eucaristia e confiada ao Bispo diocesano com a colaboração do seu presbitério, nela está presente e actua a Igreja de Cristo una, santa católica e apostólica. E, fiéis às orientações da 1ª Assembleia Nacional de Pastoral (1977), definimo-nos também como uma “Igreja família”, onde prevalecem os serviços recíprocos, oferecidos gratuitamente; uma Igreja inserida no coração do povo que a tem como sua própria Igreja; uma Igreja inserida nas realidades humanas sendo fermento destas.
























Sim, por que todos CRISTÃO CATÓLICO, leigo ou ordenado deve reconhecer que diante de Deus e dos homens, que todo bem que existe em mim e tudo aquilo que, por minha vida, alcança outras pessoas, não tem origem em meus próprios méritos. Se alguma palavra consola, se alguma ação ajuda, se algum trabalho produz frutos para o bem comum, tudo isso procede da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por mim mesmo, sou limitado, falho e necessitado da misericórdia divina. Mas Cristo, em Sua infinita bondade, utiliza instrumentos imperfeitos para manifestar Seu amor, Sua verdade e Sua justiça ao mundo. Por isso, não atribuo a mim as virtudes, os acertos ou os frutos que possam surgir de minha caminhada. Toda honra, toda glória e todo louvor pertencem a Jesus Cristo, Senhor e Salvador. É Ele quem ilumina a inteligência, fortalece a vontade, inspira as boas obras e sustenta aqueles que desejam servir ao próximo. Assim, tudo o que de bom sai de nós, cristãos, para o benefício dos povos, das famílias e da sociedade, vem de Cristo e retorna para Cristo. Os méritos não são nossos; são d'Ele. Somos apenas servos, chamados a colaborar com a obra que Deus realiza no mundo. "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim." (Gálatas 2,20) A Ele, portanto, seja dada toda a glória, hoje e para sempre. Amém.