As cerimónias tiveram lugar esta terça-feira na capital do país, Maputo, durante a celebração dos 49 anos da Independência Nacional, efeméride que se assinala anualmente em cada 25 de junho.
O Ano Jubilar da Independência de Moçambique terá como lema: “50 anos da Independência, Consolidando a Unidade Nacional, a Paz e o Desenvolvimento Sustentável”. De acordo com o Estadista Moçambicano, Filipe Nyusi, pretende-se com as comemorações, exaltar os valores da unidade nacional e da paz e enaltecer as realizações do povo moçambicano.
Ainda no seu discurso, o Presidente de Moçambique disse que durante os 49 anos da independência, o país desenvolveu-se em vários sectores, e actualmente o grande desafio são os ataques terroristas que assolam a região norte.
Para alem do lançamento do Ano Jubilar, as celebrações do Dia da Independência de Moçambique foram marcadas por condecorações de 1093 cidadãos com a Medalha Veterano da Luta de Libertação Nacional, em reconhecimento aos seus feitos. Refira-se que a independência de Moçambique foi proclamada em 25 de junho de 1975, por Samora Machel, Primeiro Presidente do país.