Bulande Domingos, Rádio Pax-Beira
O montante que foi disponibilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento “PNUD” e parceiros, foi revelado esta terça-feira 16, na Beira, por Lourenço Ferreira Bulha, governador da província de Sofala, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra de reabilitação e requalificação daquele estabelecimento de ensino secundário.
Com duração de 18 meses, as obras estão orçadas em 232.28138.19 meticais (Duzentos trinta e dois milhões, vinte oito mil, sento trinta e oito ponto 19 centavos).
O governador de Sofala, chamou atenção ao empreiteiro para que este faça a entrega das instalações no tempo previsto, para não sobrecarregar o maior estabelecimento de ensino da zona da Manga. Ainda sobre infra-estruturas de ensino o dirigente anunciou para breve a construção de mais uma Escola secundária no posto administrativo de Inhamizua.
Porque há obras mal construídas e não resilientes, os alunos da Escola Secundária da Manga, aproveitaram a ocasião para deixar um apelo direccionado aos engenheiros, para que caprichem na obra.
“É um capricho” que vai beneficiar mais de 6 mil alunos e agrada pais e ou encarregados de educação, considera César Baque presidente do conselho da escola.
Já Eunice Mucache, representante do PNUD, espera que este projecto seja exemplo de resiliência.
Importa referir que a Escola Secundária da Manga, foi severamente devastada pelo ciclone IDAI em Março de 2019, comprometendo as actividades lectivas há 5 anos.