Joaquim Tauzene, Rádio Pax-Beira, Moçambique
A informação foi partilhada na manhã desta terça-feira por Nazarete Reginaldo, diretora dos Serviços Provinciais de Justiça e Trabalho, durante um simpósio de avaliação sobre a situação dos direitos humanos na província, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Segundo Nazarete Reginaldo, a violência doméstica é a principal denúncia apresentada nos gabinetes de atendimento e esquadras, com destaque para os distritos mencionados. Além disso, Caia e Chibabava são os que mais registam casos de uniões prematuras, um grave problema que afeta as comunidades locais. Para reduzir casos de violência doméstica, o governo tem promovido campanhas de sensibilização para incentivar o respeito aos direitos humanos e o combate a práticas violentas.
Joaquim Cavalo, oficial dos Direitos Humanos do Centro de Colaboração em Saúde de Sofala (CCS), destacou a importância do simpósio, considerando-o um avanço significativo. Ele apontou que a organização desenvolve um programa de literacia legal voltado para palestras comunitárias, com o objetivo de promover mudanças de comportamento e fortalecer a proteção dos direitos humanos na província de Sofala.