Isaura Alice Rádio Pax-Beira-Moçambique
São no total 83 membros que deveriam tomar posse na manhã desta segunda-feira, mas apenas 80 participaram da cerimônia. Os membros da Assembleia Provincial de Sofala oficializaram nesta ocasião o início de suas funções como representantes eleitos após as eleições gerais de 9 de outubro.
O ato de tomada de posse foi presidido pela Ministra das Finanças Carla Alexandra do Rosário, mandatária do Presidente da República. Na sua intervenção destacou que a investidura da quarta Assembleia Provincial está inserida no novo modelo de governança descentralizada, enfatizando a importância de os membros estudarem a Constituição da República para compreenderem plenamente as atribuições da Assembleia Provincial e os limites de atuação dos órgãos.
Sobre a ausência de alguns membros da Assembleia da República em protesto aos resultados eleitorais, André Magire, membro da bancada da Renamo em Sofala, destacou que o desenvolvimento de Moçambique é o somatório do progresso em todos os distritos. Ele afirmou que as actividades do Conselho Executivo Provincial serão fiscalizadas de forma rigorosa pela bancada da Renamo nesta parcela do pais.
Rosalita Macate, membro da Assembleia provincial pelo movimento democrático de moçambique (MDM), explicou que a tomada de posse dos membros não contradiz a orientação inicial do presidente do partido, que havia recomendado a não participação naquele dia. Segundo Macate, um comunicado posterior permitiu que os membros tomassem posse em uma data distinta, justificando assim a participação como um compromisso com as responsabilidades assumidas. Ela afirmou que desempenhará o seu papel com total dedicação.
É importante referir que a tomada de posse dos membros das Assembleias provinciais aconteceram simultaneamente em todo o país, reforçando o compromisso com a descentralização e o fortalecimento da governança local e na provincial de Sofala, a assembleia é constituída por 64 Membros da Frelimo, 15 do MDM e 4 da Renamo.