Rogério Maduca – Beira, Moçambique
Recentemente o Governo através do Fundo de Transportes e Comunicações, anunciou a aquisição de tratores e respectivos atrelados modificados para o transporte de passageiros nas zonas rurais.
Sobre o assunto, analistas do programa “Sociedade em Debate” da Rádio Pax, criticaram no domingo (20), esta decisão. Para Tomás Machute, a alocação de tratores fere a dignidade humana e aumenta as assimetrias sociais em Moçambique.
E se a sociedade está avançada, tal como diz Machute, e a introdução de tratores representa um retrocesso, defende o analista Samuel Simango, num contexto em que os governantes não deixam claro o problema que se pretende resolver com os tratores. Para Simango, não se pode resolver o problema das vias de acesso introduzindo tratores adaptados.
Machute já tinha sublinhado que a sociedade está avançada, é este avanço que Simango esperava, a introdução de uma linha férrea que liga o país, e algumas vias o uso de comboios elétricos.
O anúncio do uso de tratores com atrelados modificados, tem gerado várias críticas e especialistas defendem que o governo deveria preocupar-se em melhorar as vias de acesso.