Rogério Maduca – Beira, Moçambique
O Bispo Auxiliar da Beira, Dom António Constantino, falava este domingo, 14 de Setembro na Paróquia São João Baptista – Matacuane, onde mais de 180 fiéis foram conformados na fé.
Neste dia em que a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz, o Prelado sublinhou durante a homilia que, para muitos a Cruz pode ser sinal de derrota, mas a palavra de Deus nos recorda que é uma vitória. A Cruz é sinal de amor e não de condenação, continuou Dom Constantino, acrescentando que Deus amou tanto o mundo e entregou seu filho.
Ainda na sua alocução, o presidente da celebração destacou que a Cruz foi uma opção radical em favor da vida, esta resume a nossa fé. Por isso somos chamados a viver nossa fé na fidelidade ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Nesta celebração, mais de 180 fiéis receberam o Sacramento da Confirmação, este que é a participação no Pentecostes da Igreja. Aos crismandos, o Prelado que ao receber os dons do Espírito Santo, estes tornam-se testemunhas de Cristo.
Outro apelo lançado por Dom Constantino, foi para que estes sejam missionários da palavra de Deus, capazes de anunciar Cristo. Diante das adversidades que afectam a sociedade actualmente, o Bispo Auxiliar disse que a sociedade precisa de discípulos da reconciliação, algo que todo cristão deve ser.
Nesta que também foi a festa da Exaltação da Santa Cruz, Dom Constantino explicou ainda que, o sinal da Cruz é vivido sendo participantes activos na vida da Paróquia, motivo pelo qual os crismandos devem deixar de ser meros espectadores. No seio das famílias, o presidente pediu aos que iriam receber o Sacramento da Confirmação para serem sinais de reconciliação e respeito na família.
Além dos fiéis da Paróquia São João Baptista, testemunharam a cerimónia, familiares do crismandos, numa missa onde concelebraram vários sacerdotes, entre eles o pároco, Padre Omar, o Chanceler da Arquidiocese, Padre Bonifácio Conde, entre outros.