Início » NOTÍCIAS » TÉCNICOS DE ACÇÃO SOCIAL CAPACITADOS EM MATÉRIA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

TÉCNICOS DE ACÇÃO SOCIAL CAPACITADOS EM MATÉRIA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Joaquim Tauzene, Rádio Pax Beira-Moçambique

Cerca de 33 técnicos participaram na cidade da Beira, numa capacitação de cinco dias promovida pela organização Light for the World. A formação teve como objetivo reforçar as competências dos técnicos dos Serviços Provinciais de Ação Social na área de Reabilitação Baseada na Comunidade, com enfoque na inclusão da pessoa com deficiência.

Segundo Milton Chifuca, representante do diretor nacional da Light for the World, esta atividade enquadra-se no Programa Inpower, que visa o empoderamento de mulheres e raparigas com deficiência na província de Sofala.

No âmbito deste programa, o plano de reabilitação abrange áreas como saúde, educação, empoderamento económico e social, e o desenvolvimento de capacidades. O Inpower está a ser implementado nos distritos da Beira, Búzi, Gorongosa, Nhamatanda e Dondo.

De acordo com Chifuca, até 2027 o programa pretende alcançar cerca de 27 mil pessoas com e sem deficiência e, de forma específica, 6 mil pessoas com deficiência nestes cinco distritos.

Para a diretora provincial de Gênero, Criança e Ação Social, Liana Figueiredo, esta capacitação demonstra o esforço conjunto para fortalecer o sistema de ação social no país. A responsável destacou que o principal objetivo é dotar os técnicos de ferramentas e conhecimentos que permitam melhorar a implementação de políticas e programas de inclusão nas comunidades.

Um dos participantes, o técnico Guilherme dos Santos, afirmou que a formação reforçou a importância da abordagem comunitária, da inclusão e do trabalho articulado entre o governo, parceiros, organizações da sociedade civil e famílias, destacou.

TÉCNICOS DE ACÇÃO SOCIAL CAPACITADOS EM MATÉRIA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCI

Refira-se que o Programa Inpower é financiado pela Light for the World, com fundos da Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento. A iniciativa está avaliada em 4 milhões de euros e terá a duração de cinco anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Este conteúdo esta protegido !!