Rogério Maduca – Beira, Moçambique
Por meio de uma mensagem divulgada esta segunda-feira, 20 de Janeiro, o Arcebispo de Maputo e Vice-presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, Dom João Carlos Hatoa Nunes, manifestou a sua solidariedade, proximidade e esperança pelas vítimas das cheias que assolam o país, sobretudo a região Sul.
O Arcebispo descreve a situação como dolorosa na vida de Moçambique, e que a dor do povo é real concreta e clama por compaixão.
As cheias não são apenas um fenómeno natural, considera o Prelado, acrescentando que, elas interpelam-nos enquanto pessoas, comunidades e sociedade, chamando-nos à responsabilidade, ao discernimento, ao cuidado da casa comum e à atenção aos mais vulneráveis.
Dom João Carlos recorda que o momento que se vive, não é oportuno para acusações estéreis nem de discursos que dividem, é sim, tempo de consciência, conversão e compromisso, é tempo de uma fé que se traduz em gestos concretos de amor e solidariedade.
Na mensagem de solidariedade, o Arcebispo fez saber que, a Caritas Arquidiocesana está a levar a cabo uma campanha de recolha de apoios e espera a generosidade de cristãos e todas pessoas de boa vontade, com o objectivo de mitigar o sofrimento de tantas famílias atingidas.
Na conclusão da sua mensagem, o Prelado faz votos para que este tempo difícil seja favorável para nascer um Moçambique mais consciente, fraterno e mais cuidadoso com a vida humana e com a criação.








