Início » NOTÍCIAS » AGRICULTORES NO DISTRITO DE BÚZI SATISFEITOS COM A PRODUÇÃO AGRÍCOLA

AGRICULTORES NO DISTRITO DE BÚZI SATISFEITOS COM A PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Joaquim Tauzene, Rádio Pax-Beira

A província de Sofala foi gravemente afectada pelo Ciclone Idai em Março de 2019 Um dos impactos mais devastadores do ciclone foi na produção agrícola, com a maioria das culturas destruídas pela força das águas. Em resposta a essa catástrofe, o Centro Internacional para o Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC) iniciou diversas actividades nos distritos severamente afectados, incluindo Búzi.

Em Guara-Guara, grande parte dos agricultores são produtores de arroz para consumo familiar, além de outras culturas de rendimento. A iniciativa do IFDC tem promovido a agricultura moderna e seus benefícios, ajudando os agricultores a comercializarem seus produtos e obterem lucro. O projecto também inclui treinamento em horticultura, ensinando como produzir hortaliças e os critérios de produção.

Uma inovação significativa introduzida pelo IFDC é o uso da biotecnologia na produção agrícola, essa tecnologia tem permitido aumentar a produtividade e a resistência das culturas, contribuindo para a segurança alimentar e a sustentabilidade dos agricultores locais, oferecendo soluções avançadas, como sementes melhoradas e técnicas de manejo que optimizam o uso dos recursos naturais e o uso de organismos naturais para controlar pragas, minimizando o impacto ambiental e promovendo uma agricultura mais sustentável.

Além disso, o uso de fertilizantes modernos e técnicas de controlo de pragas tem sido fundamental para o sucesso desses agricultores, os fertilizantes fornecem os nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas, enquanto o controle de pragas, por meio de métodos químicos e biológicos, protege as culturas de danos que poderiam comprometer a produção.

Anamapossa, residente do distrito de Búzi e cultivadora de arroz, compartilhou em entrevista os momentos difíceis durante o ciclone Idai e destacou as vantagens do projecto de agricultura sustentável do IFDC, implementado através da associação AFAPI. Ela mencionou que, com as boas práticas agrícolas ensinadas, os agricultores se sentem realizados com os benefícios das vendas e da prática agrícola na região.

Dona Maria, que aderiu ao projecto do IFDC em 2018, elogiou a iniciativa, afirmando que suas vidas melhoraram significativamente com as técnicas ensinadas pelos técnicos do IFDC.

Vale ressaltar que o projecto do IFDC tem ajudado comunidades nas províncias de Sofala e Manica, abrangendo diversos distritos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Este conteúdo esta protegido !!