Joaquim Tauzene Rádio Pax-Beira, Moçambique
Trata-se da Escola Básica 11 de Novembro, cuja reabilitação foi financiada pelo Governo alemão através do banco KfW, com um investimento de 45.689.958,00 meticais. O montante foi utilizado para recuperar 16 salas de aula, cinco balneários e um sistema de abastecimento de água.
O Governador da Província de Sofala, Lourenço Bulha, destacou que o ciclone Idai destruiu 2.723 salas de aula em toda a província. Desde então, 1.378 já foram reconstruídas, 407 estão em fase de construção, mas ainda há um déficit de 920 salas a serem erguidas.
Por sua vez, Nádia Mautawakil, representante do Banco KfW, afirmou que a instituição está a reabilitar cinco escolas nos distritos da Beira e Búzi, reforçando o compromisso na reconstrução das infraestruturas educacionais destruídas pelo ciclone.
A representante da comunidade, Laurinda Saene, apelou à população para que colabore na preservação da escola, envolvendo todos no cuidado do espaço. Ela recordou ainda os desafios enfrentados no passado, quando as crianças precisavam levar capulanas para se sentarem no chão devido à falta de condições.
Já em nome dos alunos, Stela Tomás agradeceu ao Executivo Provincial de Sofala pela reabilitação da escola e comprometeu-se a cuidar da infraestrutura.