Redação
Dois dias após a tomada de posse, o estadista moçambicano, Daniel Chapo, nomeou hoje (17), parte do seu governo, numa lista encabeçada por Maria Benvinda Levi, indicada para o cargo de Primeira-Ministra.
Benvida Levi, foi no governo passado, Conselheira do Chefe do Estado. A nova PM, foi ministra da justiça de 2008 a 2015.
Daniel Chapo, também nomeou para o seu governo, Cristóvão Chume para o cargo de Ministro da Defesa, Paulo Cachine para o cargo de Ministro do Interior, Maria Manuela dos Santos para Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
A antiga Vice-Ministra do extinto Ministério da Economia e Finanças, Carla Alexandra do Rosário Fernandes, foi indicada para dirigir o recém-criado Ministério das Finanças.
Para dirigir o Ministério da Administração Estatal e Função Pública, o Chefe do Estado nomeou Inocêncio Florentino Impissa e para o Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, indicou Roberto Mito.
Também compõem o novo governo, Salim Ismael Valá, nomeado para o cargo de Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Estevão Tomás Pale, confiado para dirigir o Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Basílio Zefanias para Ministro da Economia.
Américo Muchanga deixa o cargo de PCA da LAM, para dirigir o Ministério das Comunicações e Transformação Digital, enquanto, João Jorge Matlombe vai para o Ministério dos Transportes e Logística.
Para dirigir o Ministério da Saúde, Daniel Chapo, indicou Ussene Hilário Isse.