Início » NOTÍCIAS » CELEBRAÇÃO DO IV DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS NA ARQUIDIOCESE DA BEIRA

CELEBRAÇÃO DO IV DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS NA ARQUIDIOCESE DA BEIRA

Rogério Maduca – Beira, Moçambique

A Arquidiocese da Beira celebrou neste sábado, 20 de Julho o IV Dia Mundial dos avós e dos idosos, evento que teve lugar na Paróquia São José – Munhava.  A missa foi presidida pelo Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, e concelebraram os Padres Bonifácio Conde, Capelão da UCM na Região 1, Victorino Lucas e Suade José, Pároco e Vigário da paróquia acolhedora.

Com uma reflexão crítica sobre a cultura do descarte do idoso, o Arcebispo da Beira iniciou a sua homilia, onde comparou a velhice, faixa etária em que as forças tendem a diminuir, como uma “lamparina” que aos pouco diminui o seu petróleo e consequentemente a sua chama reduz, mas isto não quer dizer que se deve apagar imediatamente, aconselhou o Prelado.

Na continuidade da sua alocução Dom Cláudio disse que, existe uma riqueza no “ser idoso”, pois esta assemelha-se a maneira de trabalhar de Deus, que contrariamente aos homens, Deus trabalha com as coisas fracas e pequenas.

A celebração do IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos na Arquidiocese da Beira, foi organizada pelas Irmãs do Instituto dos Pobres de Jesus Cristo através da Pastoral do Idoso, em colaboração com a Pastoral universitária da Universidade Católica de Moçambique. No final da missa a Irmã Hadassa do Amor, explicou que a celebração deste dia é de grande alegria, pois é uma oportunidade em que as religiosas manifestam o seu serviço aos mais necessitados, vulneráveis, os idosos.

Por sua vez, o Padre Bonifácio Conde, Capelão da UCM sublinhou que a participação da instituição neste evento, é um reconhecimento ao papel dos idosos na sociedade e está ciente dos desafios que estes enfrentam no seu cotidiano.

Além da missa houve ainda uma palestra sobre a importância dos idosos na sociedade e um momento de confraternização.

Refira-se que, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos neste ano celebra-se no dia 28 de julho e o Papa Francisco propôs como tema “Na velhice não me abandones” (cfr. Sal 71,9). Por motivos pastorais a Arquidiocese da Beira antecipou a sua celebração, cerimónia que contou com a presença da Irmã Ágape, PJC, vice-ministra geral do Instituto dos Pobres de Jesus Cristo, membros da Pastoral Universitária da UCM, crianças e adolescentes do Orfanato Lar Siloé, entre outros.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Este conteúdo esta protegido !!