Início » NOTÍCIAS » CERCA DE 30 PACIENTES SERÃO SUBMETIDAS A CIRURGIA DE FÍSTULAS OBSTÉTRICAS NO HCB

CERCA DE 30 PACIENTES SERÃO SUBMETIDAS A CIRURGIA DE FÍSTULAS OBSTÉTRICAS NO HCB

Joaquim Tauzene

A campanha de formação e tratamento de fístulas Obstétrica que Arrancou nesta segunda-feira 17 de julho no hospital central da Beira junta mais de 5 técnicos cirúrgicos da província a mesma esta sendo promovido pela Focus Fístula e outros parceiros tem em vista ao tratamento de abertura anormal entre o trato genital da mulher e o seu trato urinário ou recto que ira abranger cerca de 30 pacientes na província de Sofala.

De acordo com o médico-cirúrgico responsável pela formação no Hospital central da Beira Igor Vaz, uma das causas da fístula obstétrica é o trabalho de parto arrastado e obstruído sem acesso a cuidados médicos imediatos e de qualidade, por isso a necessidade do Governo de Moçambique apostar mais em maternidades.

Com vista a prevenir-se da fístula obstétrica, Igor Vaz, Médico cirurgião, apela a prevenção de gravidezes prematuras e a frequentarem as consultas pré-natais.

Amina José de 21 anos de idade natural do distrito de Buzi, falou do estigma que tem sofrido no seio familiar há mais de 2 anos, após um parto complicado que deu origem a fístula obstétrica, mas com o apoio do seu marido foi possível enquadrar-se na campanha de tratamento e hoje sente-se satisfeita.

De referir que a campanha de tratamento de Fístula Obstétrica decorre de 15 á 25 de julho no Hospital Central da Beira e junta ginecologistas, cirurgiões gerais, técnicos de Saúde, enfermeiros entre outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *