Joaquim Tauzene Rádio Pax-Beira
Com o objectivo de evitar conflitos entre jornalistas e a lei, o Tribunal Constitucional formou na Beira, jornalistas das províncias de Manica, Tete e anfitriã Sofala.
A formação, que teve duração de dois dias, foi ministrada pelo Tribunal Constitucional em parecia com o Sindicato Nacional de Jornalistas.
Segundo Manuel Henrique Franque, juiz conselheiro do Tribunal Constitucional, a formação visava munir os jornalistas de conhecimentos eleitorais para evitar a violação da lei e preservar a integridade dos profissionais. Franque, apelou à classe jornalística para que mantenha a imparcialidade e neutralidade no exercício de suas funções.
Além de reportar os ilícitos, Manuel Franque, incentivou os escribas a denunciarem os ilícitos eleitorais para o seu devido tratamento.
Já Horácio João, secretário de formação de quadros do Sindicato Nacional de Jornalistas na província de Sofala, a formação contou com participação de 50 jornalistas, 24 dos quais de Sofala, 13 de Tete e igual número provenientes da província de Manica.
Horácio João, ressaltou a importância da formação para evitar eventuais conflitos com a lei eleitoral durante o processo e para que todos estejam bem informados.
Recorde-se que, o país vai realizar no mês de Outubro próximo, eleições gerais em todos o território nacional.