Joaquim Tauzene, Rádio Pax-Beira Moçambique
O evento que teve a duração de 3 dias foi promovido pela Light for the World, com objetivo de discutir formas de garantir a participação da pessoa com deficiência nas fases de resposta à emergências. A iniciativa reuniu organizações humanitárias e instituições governamentais, com o propósito de preparar as organizações comunitárias e governamentais para implementar iniciativas que atendam às necessidades da pessoa com deficiência, assegurando sua participação em todas as etapas do ciclo de emergência.
Segundo Zacarias Zicai, diretor nacional da Light for the World, o workshop foi realizado no âmbito do projeto ICDP (Capacitação Comunitária e Institucional para Preparação e Resposta a Eventos Extremos), que está sendo implementado nas províncias de Sofala (nos distritos de Nhamatanda e Búzi) e Inhambane (nos distritos de Vilanculos, Guvuro e Mabote). O projeto tem como foco a capacitação dos comités comunitários para garantir a inclusão da pessoa com deficiência e na preparação para eventos extremos, além de fornecer materiais necessários para essa preparação.
Antonio Machavel, representante da UN-Habitat, destacou a importância da preparação para a inclusão da pessoa com deficiência, ressaltando que a integração deste grupo nos comités de base representa um grande avanço para a sociedade.
De referir que o evento juntou mais de 30 membros de comités e organizações comunitárias.