Rogério Maduca, Beira – Moçambique
A celebração eucarística por ocasião desta cerimónia, que teve lugar no dia 13 de Outubro, na Paróquia de São Mateus Evangelista – Chota, na Arquidiocese da Beira, foi presidida por Dom António Costantino, Bispo Auxiliar da Beira, onde concelebraram vários sacerdotes com destaque para o Provincial dos Missionários Combonianos em Moçambique, Padre José Joaquim.
Durante a homilia explicou que a semelhança de São Daniel Comboni, o diácono é chamado a buscar a sabedoria divina, pois este é um guia para toda a vida, a luz que orienta cada passo em sua missão.
Outra questão referenciada durante a homilia de Dom Constantino e direcionada ao ordenado, é o passado histórico da congregação, devendo, no entanto, respeitá-lo, dar continuidade e não ser o centro da missão.
No final da celebração o Padre José Joaquim, Superior dos Combonianos em Moçambique, referiu-se a ordenação como uma visita de Deus à família comboniana, não sendo no entanto um privilégio, mas um envio para às periferias existenciais. Uma cerimónia que também é uma realização do sonho de evangelizar África com África.
Por sua vez, o já Diácono Sérgio Vilanculo, visivelmente emocionado, descreveu o dia como de alegria, oração e gratidão.
Para sua ordenação, o Diácono Sérgio Vilanculo, escolheu como lema “Sede sempre alegre” (cfr. 1Ts 5,16). Refira-se que, o ordenado é natural da Beira, a sua caminhada vocacional teve início em 2010.