Sílvio Francisco, Rádio Pax–Beira Moçambique
Após as chuvas que atingiram a cidade da Beira na sexta-feira, 15, moradores do 7º bairro de Matacuane enfrentam alagamentos severos, deixando ruas e residências submersas. Diante deste cenário, os moradores apelam urgentemente ao governo local por uma solução para as inundações que comprometem suas actividades e condições de vida.
Relatou um dos moradores, evidenciando a gravidade da situação. Muitos caminham com sapatos nas mãos e carregam garrafas de água para lavar os pés ao chegarem em áreas secas.
Maria António, fez um apelo ao governo local, destacando que as águas paradas são fonte de doenças. Ela enfatizou a necessidade urgente de construir valas de drenagem que permitam o escoamento adequado da água para a Tâmega.
Outro morador, Horácio Manhela, manifestou indignação com a inércia das autoridades locais. O problema da falta de drenagem em Matacuane não é recente, uma boa parte da comunidade beirense ainda enfrenta as mesmas dificuldades. Apesar dos repetidos apelos, a comunidade ainda espera por ações concretas que melhorem a qualidade de vida e reduzam os riscos associados às inundações.