Joaquim Tauzene Rádio Pax-Beira.
Em resposta a referida preocupação, o FORCOM-Fórum Nacional de Rádios Comunitárias de Moçambique, promoveu durante o mês de dezembro várias capacitações em matéria de Proteção contra exploração e abuso sexual de menores, envolvendo grupos editoriais do programa infantojuvenil – “A Voz da Criança, Adolescente e Jovem na Comunidade” das rádios filiadas ao organismo.
No último final de semana, a equipe formadora escalou a Rádio Pax – Emissora Católica da Beira, onde mais de 10 participantes, dentre pontos focais e colaboradores da referida estação, estiveram presentes.
Em entrevista, o Padre Suade José Suade, membro da equipa formadora, explicou que com esta formação o FORCOM pretende munir os participantes com ferramentas que permitirão a prevenção da exploração e abuso de menores através da conscientização das comunidades.
Isabel da Marta, Leonel Paia e Núria Chauque, fazem parte do grupo dos pontos focais. Estes destacaram a importância e pertinência da formação na prevenção de casos de exploração e abuso sexual de menores.
Sensibilizada com as histórias partilhadas durante a formação, Núria Chauque e Laurinda Tomé, revelaram casos vivenciados na comunidade envolvendo familiares e pessoas conhecidas que possuindo posses tentam sem sucesso através do assédio se relacionar com menores, não sendo possível avançam para o abuso sexual.
Para além da Rádio Pax, esta formação beneficiou em Sofala, grupos editoriais das Rádios dos distritos do Dondo, Gorongosa e Búzi.