Rogério Maduca – Beira, Moçambique
Do Cléro Diocesano da Beira, o Padre António Ticaqui foi ontem (14/01) empossado como pároco da Paróquia Imaculada Conceição – Nhamatanda, substituindo no cargo o Padre Jorge Pinho.
A cerimónia foi dirigida pelo Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna e testemunhada por vários fiéis, numa celebração eucarística onde concelebraram os Padres Jorge Pinho (cessante), Bonifácio Conde (chanceler da Diocese), Suade José (Coordenador do Secom) e Pedro Razão (Director diocesano da OMP).
No decurso da sua homilia, o Arcebispo da Beira recordou ao novo Pároco que a sua missão é semelhante à de Eli, narrado na leitura do dia e João Baptista, de mostrar o caminho de Jesus, ajudar a segui-lo e fazer conhecer Jesus.
Aos fiéis, o Prelado também recordou que a missão do pároco não será concretizada se os fiéis não escutarem a palavra de Deus, pois de nada servirá os conselhos do pároco se os fiéis não forem ao encontro de Jesus e como consequência a paróquia não avança.
A celebração de ontem na paróquia Imaculada Conceição – Nhamatanda também foi ocasião de despedida do pároco cessante, o Padre Pinho. No seu discurso o cessante agradeceu pela confiança depositada e a comunidade paroquial que o acolheu.
Dirigindo-se pela primeira vez como pároco de Nhamatanda, o Padre Ticaqui agradeceu pela missão incumbida, estendendo os agradecimentos ao seu antecessor pelo serviço e a todos que estiveram no local testemunhando o momento. O novo pároco também pediu colaboração da comunidade paroquial.
Para alem da paróquia de Nhamatanda, o recém-empossado foi nomeado administrador paroquial da paróquia São Paulo – Siluvo.
Refira-se que o Padre António Ticaqui, regressa a paróquia de Nhamatanda depois de ter estado como vigário paroquial, antes da sua nomeação assistia pastoralmente uma das comunidades da paróquia da Sagrada Família.