Centenas de jovens da Zona Pastoral Manga, reuniram-se neste Domingo, 15 de Fevereiro, na Paróquia Santos Anjos para celebrar solenemente a abertura do Ano Pastoral 2026.
A missa foi presidida pelo Arcipreste da Zona Pastoral, Padre Benjamin Pereira, concelebrada por vários sacerdotes, entre eles o Administrador da Paróquia acolhedora, Padre João Linha.
“Uma das coisas que Deus deu à humanidade é a liberdade, mas não sei como cada um usa a sua” – assim iniciou a homilia do Padre Benjamin. Continuando, sublinhou que, a morte não é nenhum castigo, é apenas uma das suas escolhas, isto é, a vida ou a morte, e nós temos esta liberdade de escolher.
Dirigindo-se aos jovens, o presidente da celebração explicou que, este grupo está na idade da escolha, mas é importante saber escolher apenas 1 coisa, não se pode ter tudo.
Numa altura em que nos aproximamos do tempo quaresmal, o Padre Benjamin lembrou que o Papa Leão XIV, na sua mensagem por ocasião deste período, apela ao jejum de palavras que ferem o próximo. E concluiu pedindo a intercessão da Virgem Maria, para ajudar os jovens a serem cristãos de substância.
Intervindo no final da celebração, o Administrador Paroquial, Padre João Linha falou sobre participação dos jovens nos eventos, sublinhou ainda que a Igreja Católica em África é jovem. Por esta razão, apelou ao compromisso da juventude, para que a sua presença não seja apenas nos eventos comemorativos, mas no serviço, colaborando para o crescimento das paróquias e da Igreja no geral. A presença dos jovens na Igreja deve ser um Dom para a comunidade, empenhem-se, sejam comprometidos, concluiu o sacerdote.


