Bulande Domingos, Rádio Pax Beira-Moçambique
Inundações que assolam as regiões centro e sul de Moçambique, resultantes das águas pluviais e a montante, estão a causar mortes, doenças, deslocamentos compulsivos, fome e cortes de estradas. Esta última consequência forçou a subida de preços de alguns produtos de primeira necessidade no mercado Maquinino, na cidade da Beira. O destaque vai para a batata rena, que antes custava entre 500 e 550 MT por 10 kg, agora pode ser comprada a 1000 MT. O preço da cebola também disparou: nos dias que correm, custa entre 1000 e 1100 MT, contra os anteriores 500 MT, uma subida acima de 100%.
Uma cliente, que falou na condição de anonimato, confirmou a subida do preço da cebola, antes das inundações, 1 kg estava a 50 MT e agora está 90 MT, um acréscimo de 40 MT.
Nem tudo está mal, os preços do feijão e tomate tiveram uma ligeira descida, fizeram saber os nossos interlocutores em entrevista na manhã desta segunda-feira.
A reportagem da Rádio Pax Emissora-Católica da Beira constatou que os preços do alho, óleo e ovos não sofreram nenhuma alteração.





