Joaquim Tauzene, Rádio Pax Beira –Moçambique
A província de Sofala matriculou cerca de 92.450 novos alunos no ensino primário para o ano letivo de 2026, correspondente a 80,3% da meta global prevista de 115.661 crianças. Os dados foram avançados pelo Diretor Provincial da Educação em Sofala Luís Meno, durante uma entrevista de balanço do processo de matrículas na tarde desta quinta-feira.
De acordo com o responsável, o processo de novos ingressos iniciou em outubro de 2025 e encerrou oficialmente a 31 de dezembro, tendo alguns distritos superado a meta estabelecida. Beira, Dondo e Búzi destacam-se por terem ultrapassado os 100% de matrículas resultado do envolvimento dos pais e encarregados de educação, das lideranças comunitárias e das estruturas escolares.
Apesar dos resultados positivos em vários distritos a província ainda não atingiu os 100% ao nível global. O Diretor Provincial da Educação explicou que as escolas continuam abertas apelando aos pais para que levem as crianças em idade escolar, sublinhando que as matrículas são gratuitas e constituem um direito das crianças.
No capítulo da admissão de novos professores Luís Meno, revelou que a província necessita em termos reais de mais de 12 mil docentes para responder à crescente procura no sistema nacional de educação, sobretudo com a implementação das escolas básicas e das novas exigências curriculares. O dirigente esclareceu que o processo de contratação depende das metas a serem atribuídas pelo nível central estando o setor provincial a aguardar orientações para o lançamento dos concursos públicos.
Quanto à distribuição de livros escolares a província dispõe de uma provisão total de 1.574.000 manuais. Até ao momento já foram distribuídos cerca de 616 mil livros, o que corresponde a 39% do total previsto com destaque para os manuais da 1ª e 6ª classes. Paralelamente foram recolhidos cerca de 517 mil livros usados referentes principalmente à 3ª e 6ª classes para reutilização no presente ano letivo.





