Rogério Maduca – Beira, Moçambique
A acção solidária que decorreu na passada sexta-feira (13), surge em resposta à solicitação feita pelo Hospital Geral da Beira (HGB), segunda maior unidade sanitária na província, e é também no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Doente, assinalada no dia 11 do mês em curso, tal como deu a conhecer a Secretária-Geral da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Professora Doutora Luísa Marufo.
Entre os produtos doados pela UCM, destaque para material médico cirúrgico (luvas cirúrgicas e de examinação), medicamentos, bens alimentícios, tais como, sacos de arroz, leite neonatal entre outros.
Reagindo ao gesto da universidade, Tânia Ismail, directora de enfermagem do HGB, agradeceu e falou sobre o diferencial desta doação para unidade hospitalar tendo em conta suas necessidades.
Entre os vários desafios que a segunda maior unidade sanitária de Sofala enfrenta, o mais preocupante é a falta de água, por conta disso, diariamente um camião-cisterna deve levar ao hospital o precioso líquido, lamentou a nossa fonte.
Dados avançados pelo Hospital na passada sexta-feira, indicavam que estavam internados nesta unidade sanitária cerca de 250 paciente, e mensalmente, são atendidos em regime de ambulatório acima de 11 pacientes.








