Joaquim Tauzene, Rádio Pax Beira-Moçambique
A vereadora dos Transportes do Município da Beira, Flora Impula, afirmou que o mau estado da via de acesso ao posto administrativo de Nhangau é o principal fator que impede a introdução do transporte público naquela zona.
A posição foi apresentada em resposta às preocupações manifestadas pelos moradores de Nhangau no âmbito do programa A Voz da Comunidade, da Rádio Pax, emissora católica da Beira. A população queixa-se da falta de transporte coletivo, situação que os obriga a recorrer a motorizadas com tarifas que variam entre 200 e 300 meticais.
Segundo a vereadora, a degradação da estrada marcada por buracos e crateras não oferece condições para a circulação de autocarros ou outros meios de transporte público. Por essa razão, o Município não avançou com a introdução do serviço naquela localidade.
Flora Impola esclareceu ainda que a manutenção da referida via não é da responsabilidade do Município da Beira, mas sim da Administração Nacional de Estradas (ANE), entidade competente para intervir na reabilitação da estrada.

A vereadora sublinhou que enquanto não houver melhorias significativas no estado da via, a introdução do transporte público em Nhangau continuará inviável.





