Bulande Domingos, Rádio Pax-Beira
Há várias dificuldades que assolam o sistema de educação em todo o país, o destaque vai para a falta de carteiras escolares, numa altura que o governo tem estado a proceder a entrega de viaturas luxuosas aos directores distritais e dos institutos de formação de professores.
Recuemos no tempo, no dia 29 de Julho do ano em curso, o Governador da província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, entregou 12 viaturas que são destinadas a supervisão, para ultrapassar as dificuldades e insuficiência dos transportes. Mas também há dificuldades e insuficiência de carteiras, mesmo assim os alunos lutam para garantir a assimilação da matéria lecionada pelo professor.
Edília Pedro Soquisse, aluna que está a frequentar 7ª na Escola Básica 25 de Junho na Munhava, no segundo maior centro urbano do país, contou a reportagem da Rádio Pax-Emissora Católica da Beira, o drama que junto dos demais vivem todos os dias úteis da semana.
Para que se ultrapasse a situação, Hermebelino Nhaluno, aluno da 7ª classe na escola supracitada tem uma sugestão para solução.
Nos últimos anos o sector de educação tem estado a enfrentar momentos desagradáveis. Só para recordar, os erros graves nos manuais de ensino, atraso da chegada dos livros escolares, e até insuficiência deste material didáctico, há na República de Moçambique, mais de 7 mil turmas ao relento, há também milhares de alunos ainda a estudarem sentados no chão e a falta de professores nas escolas.
Não é tudo, ou seja, os problemas não param por aí, há, de igual modo, o incumprimento do pagamento das horas extras aos professores, só para citar alguns exemplos.
Mas há carros de luxo para os directores distritais.
Rabeca Jaime, é encarregada de educação, tem um olhar crítico ao governo no que respeita a aquisição dos carros de luxo entregues aos diretores distritais e dos institutos de formação de professores.
E mais, a encarregada de educação, lançou uma questão de reflexão ao governo. “As crianças estão a estudar no chão por falta de carteiras, e estão a entregar carro, isso é bom”?
Já a Presidente do Parlamento Infantil em Sofala, Fernanda Onofre, afirma que o direito à educação está a ser violado.
A Presidente do Parlamento Infantil em Sofala, promete ir à busca de soluções desta problemática.
Professor Samuel Simango, analista e perito em ciências políticas e relações internacionais e docente universitário, considera que independentemente da forma que o Governo adquiriu os carros, não se justifica, tendo em que as crianças estudam em péssimas condições.
Para o professor Simango, os carros de luxo não são prioridade para o país e deve se priorizar a necessidade primeira, que passa pelo apetrechamento das escolas, criar as condições mínimas no processo de ensino aprendizagem.
A Rádio Pax, sabe que ao todo, foram adquiridos mais de 160 viaturas de marca Mitsubishi Triton 2020 para o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, os carros foram comprados pelos parceiros internacionais do MINEDH.
Com problemas grave no sistema de educação, como a falta de carteiras, quadros, livros e pagamento das horas extras, só para citar alguns exemplos. Assim vai a parola do Índico.