Joaquim Tauzene, Rádio Pax-Beira Moçambique
O candidato presidencial Venâncio Mondlane, suportado pelo partido Podemos, está de visita à capital provincial de Sofala, cidade da Beira. Logo a sua chegada ao Aeroporto Internacional da Beira, na manhã desta quinta-feira, foi surpreendido por um forte aparato policial com destaque para a presença da polícia canina.
Falando à imprensa, Venâncio, criticou severamente a atuação da polícia, acusando-a de violar gravemente os direitos fundamentais dos cidadãos moçambicanos, incluindo o direito à manifestação. Mondlane, foi além afirmando a polícia deve se submeter à lei e não a interesses particulares de grupos específicos, destacando que, o governo deve representar os cidadãos em sua totalidade.
De acordo com Venâncio Mondlane, a visita ao segundo maior centro urbano do país, tem por objectivo motivar os membros do partido político que o suporta, reafirmar a greve nacional por ele declarada e parabenizar a população da Beira pelos resultados alcançados nas eleições de 09 de Outubro corrente.
Segundo a fonte, a greve é uma forma de protesto contra os resultados anunciados pelos órgãos eleitorais.
Importa referir que Venâncio Mondlane, chegou à cidade da Beira, depois de ter estado ontem na nortenha província de Nampula.