Rogério Maduca – Beira, Moçambique
O Papa Leão XIV erigiu oficialmente esta Terça-feira a Diocese de Caia, em resultado do desmembramento da Arquidiocese da Beira e Dioceses de Quelimane, Tete e Chimoio. Ainda hoje, Sua Santidade nomeou Dom António Manuel Constantino, Bispo desta nova Diocese.
A informação foi confirmada pelo Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, que considera esta novidade, uma prenda especial de Natal para a Igreja Católica em Moçambique, que chega com o Menino Jesus.
Reagindo a sua nomeação, Dom Constantino reconheceu que não é uma tarefa fácil, mas confia naquele que o chamou para missão; por isso, agradece ao Santo Padre pela confiança.

Tendo a Paróquia São Mateus Apóstolo como Igreja Catedral, a Diocese de Caia tem no seu território 12 distritos civis, nomeadamente, Caia, Chemba, Cheringoma, Chinde, Doa, Luabo, Maringué, Marromeu, Mopeia, Morrumbala, Mutarara e Tambara.
Até ao momento Bispo Auxiliar da Beira, Dom António Constantino, é Missionário Comboniano do Coração de Jesus, onde foi Superior Provincial para Moçambique entre 2017 – 2022, foi também Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos em Moçambique nos anos 2019 até 2022, altura em que foi nomeado Bispo Auxiliar da Beira, cuja ordenação episcopal aconteceu em Fevereiro de 2023.








