Bulande Domingos, Rádio Pax Beira-Moçambique
Faltam cerca de duas semanas para o arranque do ano lectivo 2026 no país, inicialmente previsto para 31 de janeiro pelo Ministério da Educação e Cultura. No entanto, devido à situação de calamidade natural que assola Moçambique, com destaque para as províncias de Gaza, Maputo e Sofala, o sector da educação adiou o início para 27 de fevereiro corrente.
A nossa reportagem fez uma ronda no centro da cidade da Beira, para verificar a procura de material escolar e conversou com alguns vendedores. Estes, disseram que, o movimento de clientes está fraco, e encontraram motivos na remarcação da data, por isso suas mercadorias não estão a ter saída.
Os nossos interlocutores apelam aos pais e/ou encarregados de educação a comprar o material enquanto cedo, tendo alertado que nos próximos dias os preços podem aumentar.
Senhora Maria João, encarregada de educação, está ciente disso, razão pela qual optou em comprar o material para os seus educandos cedo.
Tal como os vendedores, os encarregados de educação também apelam aos outros a não deixar para última hora, porque agora os preços estão acessíveis.


