Rogério Maduca – Beira, Moçambique
A menos de 3 semanas para a abertura oficial do ano lectivo escolar em Moçambique, professores católicos da Arquidiocese da Beira estiveram reunidos no último sábado na Paróquia Santa Ana do Dondo, onde reflectiram sobre o processo de ensino e aprendizagem, a sua missão.
O evento foi marcado por uma palestra e celebração eucarística presidida pelo Bispo eleito de Caia, Dom António Constantino, concelebraram vários sacerdotes, e participação dos representantes do governo local. De acordo com o prelado, o professor católico deve olhar para o aluno com compaixão, tal como Jesus olhou para cada um, pois este não é o culpado pelas falhas no sistema educativo.
Dom Constantino concluiu sua homilia lembrando aos professores a necessidade de serem semeadores de valores evangélicos e presença de esperança.
Intervindo no final da celebração, o Coordenador do Secretariado da Educação Católica, António Gonçalves explicou que os professores são iguais como educadores, mas, o facto de serem professores católicos elevam-se as responsabilidades, em respeito à doutrina cristã. Por isso, o ser e estar deve ser diferente, isso inclui a aposta na melhoria da qualidade de ensino.
A celebração do passado sábado foi também marcada pela apresentação dos membros de direcção da recém-criada Escola Comunitária Nossa Senhora Auxiliadora, propriedade da Arquidiocese da Beira naquele distrito.

