Rogério Maduca – Beira
Recentemente, o Papa Francisco nomeou a Irmã Simona Brambilla, ex-superiora geral das Missionárias da Consolata, para dirigir o Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Sendo neste caso, a primeira mulher prefeita no Vaticano.
Sobre esta nomeação, a Irmã Ester Lucas, Teóloga e membro da Congregação da Filha da Caridade de São Vicente de Paulo, diz que esta é umas das formas de materialização da igualdade baptismal na Igreja, e é uma alegria para as mulheres.

A indicação da Irmã Simona, é uma das várias decisões históricas tomadas pelo Santo Padre. Para a teóloga moçambicana, o mais importante nestas reformas é que, estas tornem cada vez mais visíveis o anúncio do Evangelho.
A nova prefeita do Dicastério para vida Consagrada, teve uma experiência missionária em Moçambique, o que de acordo com a nossa entrevistada, é uma mais-valia, pois ela tem maior e melhor compreensão dos desafios que as religiosas enfrentam no seu cotidiano.
Importa referir que, antes de ser nomeada prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, a Irmã Simona Brambilla, foi desde Outubro de 2023, secretária deste mesmo sector.