Início » NOTÍCIAS » África do Sul e Mali apurados para os ‘quartos’

África do Sul e Mali apurados para os ‘quartos’

África do Sul e Mali fecharam ontem o lote de apurados para os quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN2023) de futebol, num dia que mais um dos favoritos foi eliminado, desta vez Marrocos.

A seleção marroquina, semifinalista no Mundial2022 e grande favorita a vencer a prova que está a decorrer na Costa do Marfim, acabou derrotada nesta terça-feira (30.01) pela África do Sul, por 2-0, e juntou-se ao campeão Senegal e ao vice-campeão Egito, de Rui Vitória, na lista de eliminados nos ‘oitavos’.

No primeiro jogo do dia, o Mali bateu o Burkina Faso, por 2-1, e também seguiu para a próxima ronda, algo que não acontecia desde 2013.

Em San-Pédro, após uma primeira parte sem golos, a África do Sul colocou-se com surpresa na frente do marcador, aos 57 minutos, através de, mas ainda pior acabaria por acontecer depois a Marrocos.

Hakimi, a grande estrela da equipa, falhou uma grande penalidade, quando acertou na barra, aos 85 minutos, e Amrabat viu o vermelho direto, aos 90+4, por interromper uma clara oportunidade de golo.

Logo na jogada seguinte, aos 90+5 minutos, Mokoena selou a surpresa e o apuramento, com um livre direto que não deu hipóteses ao guarda-redes Bono.

A África do Sul vai agora defrontar nos quartos de final Cabo Verde, num duelo agendado para 03 de fevereiro, na mesma data em que Mali e Costa do Marfim também se defrontam.  

Em Korhogo, a equipa maliana chegou à qualificação com golos de Edmond Tapsoba, antigo jogador do Vitória de Guimarães, na própria baliza, e Lassine Sinayoko, aos três e 47 minutos, respetivamente, enquanto o Burkina Faso ainda reduziu de grande penalidade, aos 57, por Bertrand Traoré.

Os quartos de final da CAN2023 arrancam a 2 de fevereiro com o duelo entre Nigéria, de José Peseiro, e Angola, de Pedro Gonçalves, e o RD Congo-Guiné.

Fonte: dw.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *