Na manhã do passado sábado, 28 de janeiro, vários fiéis participaram das cerimónias por ocasião dos 56 anos da morte de Dom Sebastião Soares de Resende, primeiro Bispo da Beira.
O vigário geral da Arquidiocese da Beira, foi quem presidiu a missa em homenagem a Dom Sebastião Soares de Resende, e o Chanceler, Padre José Coutinho, foi quem proferiu a homília da celebração eucarística onde concelebraram vários sacerdotes. Na sua alocução, o Padre Coutinho, descreveu o primeiro Bispo como um homem que lutou contras as injustiças, uma característica que os fiéis Católicos devem adotar.
Em mensagem, os fiéis destacaram a contribuição de Dom Sebastião, na busca de soluções para vários problemas que assolavam a população da então Diocese da Beira,
Antes da celebração eucarística que teve lugar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis visitaram as campas de Dom Sebastião Soares de Resende, primeiro Bispo e Dom Jaime Pedro, primeiro Arcebispo da Beira, onde fizeram a deposição de flores.
Recorde-se que Dom Sebastião, foi nomeado em 21 de abril de 1943, pelo Papa Pio XII, como primeiro Bispo da Beira ordenado Bispo na Sé do Porto a 15 de agosto, tendo na ocasião escolhido para sua sagração episcopal, o lema; “Por Cristo, com Cristo e em Cristo”, a sua tomada de posse foi em 8 de dezembro de 1943. Em janeiro de 1967, aos 61 anos de idade, o primeiro Bispo da Beira, partiu para eternidade, vitima de cancro.