Rogério Maduca – Beira, Moçambique
Esta cerimónia teve lugar no domingo, 8 de Setembro e foi presidida pelo Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, numa celebração eucarística onde concelebraram vários sacerdotes, dentre eles a equipa missionária dos Verbitas que está ao serviço pastoral dos fiéis daquela paróquia. Nesta celebração, alem dos fiéis, participaram autoridades do governo provincial e municipal, incluindo convidados.
“Hoje, nós celebramos um momento muito importante para a vida da nossa comunidade paroquial”, assim iniciou a homilia do Arcebispo da Beira depois de saudar a todos, acrescentando que aquela cerimónia é um dos sinais do amor de Deus para com o povo de Ndunda.
De acordo com Dom Cláudio, testemunhar a dedicação de uma igreja deve ajudar-nos a entender e lembrar que nós somos a Igreja, a morada do Espírito Santo, e não se pode agir de forma diferente mesmo estando fora da igreja.
No final da celebração, o representante do Conselho paroquial agradeceu a todos que tornaram possível a edificação da Paróquia de São Francisco Xavier de Ndunda, um processo que teve o seu início em Outubro de 2023.
Quem também manifestou a sua satisfação, foi o Superior dos Missionários do Verbo Divino em Moçambique, Ir. Moacir Rudnik, este desejou que nos próximos nesta paróquia surjam novas vocações para a vida da Arquidiocese, testemunhas que dão vida e esperança Igreja.
A dedicação da igreja paroquial de Ndunda, marcou o fim da visita Pastoral do Arcebispo da Beira, e durante a celebração do domingo, houve a administração do sacramento de confirmação e instituição dos ministros da eucaristia.