Rogério Maduca – Beira, Moçambique
Sob o lema “OUSAR A PAZ”, o evento decorreu no sábado (18) na cidade da Beira e reuniu representantes de diversas confissões religiosas, com destaque para cristãos, muçulmanos e hindus, incluindo autoridades governamentais.
Segundo explicou Nelson Moda, representante da Comunidade Sant’Egídio, organizadora do evento, pretende-se com o encontro, oferecer uma mensagem de paz no espírito de Assis, cidade que acolheu a histórica reunião dos líderes religiosos convocada por São João Paulo II há 39 anos.
Oração pela paz, uma acção necessária, tal como defende Nelson Moda, numa altura em que a guerra parece ter se tornado algo normal, lamentando a também aparente ilusão que enferma alguns tomadores de decisão, ao pensarem que o fim da guerra passa por uma solução armada, esquecendo-se do seu perigo, propondo por isso, o diálogo como verdadeira solução.
Na ocasião o Sheik Muhamed Rafik, da Associação Muçulmana de Sofala, explicou que a sua adesão ao encontro inter-religioso é uma forma para reafirmar que, são pela paz e nenhuma religião promove guerra, lançando a responsabilidade aos políticos.
Por seu turno, o representante da Comunidade Hindu, Ajei kalesh, destacou o papel preponderante das religiões na pacificação, ensinar aos seus seguidores os princípios que sustentam a paz. Por isso, apelou ao fim da guerra no mundo no caso particular do terrorismo em Cabo Delgado.
Em nome do Conselho Cristão de Moçambique, o Pastor Luís Magaia sublinhou que a paz é fundamental para o desenvolvimento pessoal ou colectivo, e a sua construção depende de todos.
Presente no evento, o Edil da Beira, Albano Carige agradeceu aos líderes religiosos que aderiam ao encontro inter-religioso, pois o mundo precisa de orações, chamar à razão os homens que tentam tomar o lugar de Deus.
No final do evento, os participantes do encontro inter-religioso assinaram o compromisso pela paz.