Início » NOTÍCIAS » CONSELHO PASTORAL ARQUIDIOCESANO REUNIDO EM NAZARÉ

CONSELHO PASTORAL ARQUIDIOCESANO REUNIDO EM NAZARÉ

O Centro de Formação de Nazaré, acolheu no último final de semana a reunião dos membros do Conselho Pastoral Arquidiocesano, por sinal o primeiro após a renovação dos ministérios ao nível das paróquias da Arquidiocese da Beira.

O Conselho Pastoral Arquidiocesano foi presidido pelo Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, onde também participaram o Vigário geral, Dom António Constantino, representantes das diferentes zonas pastorais, comissões e movimentos eclesiais. No seu discurso de abertura, Dom Cláudio recordou que o Conselho Pastoral foi sugerido a partir do Concílio Vaticano II, para dar a entender que a Igreja não são os Bispos e os Padres, mas sim o povo de Deus. O que permite que o povo de Deus participe na reflexão e condução do caminho da Igreja.

Ademais, o Conselho Pastoral não é um órgão que elabora leis para a Diocese, é sim um Conselho, tem a responsabilidade de ouvir e dar o seu parecer, tornando-se um instrumento de comunhão, frisou o Arcebispo da Beira.

Na primeira sessão do primeiro dia do Conselho Pastoral Arquidiocesano, o Padre Bonifácio Conde, Chanceler da Arquidiocese, apresentou os Estatutos do Conselho Pastoral e na sequência cada membro do Conselho fez um gesto de compromisso. Apresentação do Plano Pastoral para os próximos anos, o Processo do andamento da nova Catedral, a Nota Pastoral do Bispos e apresentação do Documento da IV Assembleia Nacional de Pastoral, fizeram parte dos vários assuntos debatidos durante os dois dias do evento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *