Joaquim Tauzene, Rádio Pax-Beira Moçambique
Nossa equipe de reportagem realizou uma ronda na manha desta quinta-feira em algumas instituições públicas para apurar o nível de funcionamento destas, apesar do contexto de instabilidade. Em entrevista com o diretor adjunto da Escola Primária 25 de Junho, localizada no bairro da Munhava, Sandinho João, fez uma avaliação positiva da frequência dos alunos, destacando que a participação dos estudantes tem se mantido regular, mesmo em meio às tensões.
No Centro de Saúde da Munhava, o ambiente foi descrito como calmo e ordeiro. Pacientes relataram que o atendimento hospitalar está funcionando normalmente, com um bom nível de serviços.
Os mototaxistas, contudo, relatam prejuízos causados pela marcha, mencionando uma significativa queda no número de clientes, o que impacta diretamente seu sustento diário.
Munícipes como Bulande e Joana Celemane, elogiaram o trabalho da polícia em manter a ordem e a tranquilidade pública, e apelaram à juventude para buscar formas pacíficas de resolver os problemas, sem recorrer à violência e vandalismo de bens públicos e privados.
Diferente de outras regiões do país, a cidade da Beira, registrou um ambiente calmo e ordeiro, com os partidos MDM e Podemos realizando uma marcha pacífica na última quarta-feira.