Rogério Maduca – Beira, Moçambique
Localizados na Avenida Eduardo Mondlane, bairro da Ponta-gêa, estes imóveis incluem o antigo Lar estudantil 25 de Maio, já em ruínas, entre outras infraestruturas ocupadas pelo Estado moçambicano na época das nacionalizações.
O mandatário do Governo de Sofala, Luís Meno, Director provincial da Educação, foi quem procedeu à entrega oficial ao Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, acto testemunhado pelo Bispo eleito de Caia, Dom António Constantino, o Chanceler da Arquidiocese, Padre Bonifácio Conde, o Assessor Jurídico da Arquidiocese, Anastácio Ndapassoa, entre outros.
Para o Arcebispo da Beira, a devolução dos imóveis, reforça a longa colaboração existente entre a Arquidiocese e a Direcção Provincial de Educação, dando como exemplo o investimento feito no sector pela Igreja, para o bem da população nesta parcela do país.
Por sua vez, Luís Meno explicou que a entrega dos imóveis é a materialização da promessa feita pelo Presidente da República, Daniel Chapo. O mandatário partilhou ainda que, o governo reconhece o papel que a Igreja Católica desempenha, por isso, pretende manter este vínculo.
A entrega dos imóveis feita esta Sexta-feira, 9 de Janeiro, é o culminar de um processo que iniciou na década 80, aquando da visita Apostólica do saudoso Papa João Paulo II, com devoluções graduais que decorreram ao longo dos anos. Os imóveis entregues esta Sexta-feira constituíam o Centro Dom Sebastião e infraestruturas adjacentes, e com as nacionalizações, o Estado usou as instalações, onde funcionaram o Lar 25 de Maio, residência dos professores e a Escola 11 de Novembro.


