Bulande Domingos Rádio Pax-Beira Moçambique
Com surgimento da internet e consequentemente das bibliotecas virtuais, leitores, sobretudo a comunidade académica tem estado a recorrer a diferentes plataformas digitais para fazer pesquisas, pondo de lado as bibliotecas físicas, conforme reconheceu na terça-feira da semana passada na cidade da Beira, Rogério Pimba, director da Biblioteca Provincial de Sofala, no âmbito das comemorações do dia das bibliotecas públicas celebrado anualmente a 1 de Junho a nível internacional.
Na ocasião Pimba, disse que ainda há leitores que recorrerem às bicicletas físicas.
Com a passagem dos ciclones IDAI e Keneth, a Biblioteca Provincial de Sofala, perdeu cerca de 50 por cento do seu acervo, como forma de responder as necessidades dos usuários, adquiriu 15 computadores para seguir a exigência global e recuperou parte do material físico que sofreu devido a tempestade, segundo deu a conhecer, Florença Luís Manuel, diretora provincial de Cultura e Turismo de Sofala.
Por seu turno, Simão Jaime Nhampossa, documentalista e docente universitário afecto à Universidade Licungo-Beira, entende que com advento da internet existe muita informação que é disponibilizada, entretanto, há necessidade de se fazer a seleção dela. Nhampossa, destaca de igual modo domínio das novas tecnologias de comunicação e informação aos bibliotecários.
Alguns alunos das escolas secundárias e estudantes universitários, disseram a reportagem da Rádio Pax-Emissora Católica da Beira, que preferem recorrer à internet, no lugar das bibliotecas físicas.
A província de Sofala, conta com 10 bibliotecas públicas distritais, 69 escolares, sendo 38 das escolas primárias e 31 das secundárias.
FRACA PROCURA DE LIVROS FISICOS E UM DOS DESAFIOS DAS BIBLIOTECAS CON O ADVENTO DA INTERNET
Neste ano, o lema escolhido para celebrar a data é, o livro e as bibliotecas públicas preservando e transmitindo a memória dos 50 anos da independência nacional.