Início » NOTÍCIAS » ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA BEIRA FRUSTRADOS COM A REVISÃO DAS TARIFAS PELO INCM

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA BEIRA FRUSTRADOS COM A REVISÃO DAS TARIFAS PELO INCM

Joaquim Tauzene Rádio Pax-Beira

Recentemente a autoridade reguladora das comunicações, o Instituto Nacional de Telecomunicações de Moçambique (INCM), anunciou a entrada em vigor de novas tarifas na telefonia móvel no país. Algo que na altura foi visto como uma boa nova, pois de acordo com a informação avançada os serviços de chamadas de voz e internet seriam mais acessíveis.

 O dia 4 de Maio iniciou a implementação das referidas tarifas e para a desilusão dos usuários, a acessibilidade da internet ficou mais difícil, tal como avançam alguns estudantes do ensino superior, que lamentam esta decisão, pois segundo estes a falta de bibliotecas físicas recheadas era suprida com as bibliotecas virtuais por meio da  internet.

“Samuel Simango,” docente universitário, argumenta que a medida prejudica não apenas os estudantes, mas também os professores, que dependem dos serviços de dados para baixar e enriquecer os conteúdos didácticos. Ele sugere que o governo deveria rever a taxa antes de aplicá-la, pois uma nova taxa afeta severamente estudantes e comunidades de baixa renda.”

As limitações no acesso a internet coloca em causa o processo formativo dos estudantes do ensino superior e não só, por isso pedem a quem de direito um acolhimento sensível às preocupações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Este conteúdo esta protegido !!