Início » NOTÍCIAS » GOVERNO DE SOFALA ENTREGA NOVAS INFRAESTRUTURAS ESCOLARES EM GUARA-GUARA

GOVERNO DE SOFALA ENTREGA NOVAS INFRAESTRUTURAS ESCOLARES EM GUARA-GUARA

Joaquim Tauzene Rádio Pax-Beira Moçambique

O Governador da Província de Sofala, Lourenço Bulha, procedeu à entrega da Escola Secundária de Guara-Guara, cujas obras incluíram a construção de três salas de aula, um bloco multiuso composto por laboratório de Física, Química e Biologia, biblioteca e salas de informática) um sanitário, uma cantina, um campo polivalente e um muro de vedação. A nova infraestrutura beneficia 1.768 alunos, dos quais 867 são mulheres, com um investimento de 90 milhões de meticais, financiado pela Fundação Vodacom.

Durante o evento, o presidente da Fundação Vodacom, Hermenegildo Gamito, destacou que a organização atua em áreas como educação, saúde e empoderamento econômico. Segundo Gamito, a nova escola “não é apenas um conjunto de salas, mas um espaço seguro e equipado com sala de informática e internet, preparado para acolher cerca de 1.800 alunos.” Ele sublinhou que a educação é a base para o desenvolvimento sustentável e o caminho essencial para o progresso pessoal.


Hermenegildo Gamito-presidente da Fundação Vodacom

O diretor pedagógico do primeiro ciclo, Malissane Diene, informou que a escola conta com 2.325 alunos e 43 professores. Diene explicou que, devido às condições precárias das instalações anteriores, as aulas eram frequentemente interrompidas em dias de chuva.

Estudantes entrevistados relataram os desafios enfrentados anteriormente, incluindo a necessidade de levar capulanas para se sentarem no chão ou até mesmo cadeiras de casa para assistirem às aulas com o mínimo de conforto.

O encarregado de educação Marcos Francisco também manifestou satisfação com as novas instalações, destacando o impacto positivo na qualidade do ensino e na motivação dos alunos.

Ainda no distrito de Búzi, o governo da província de Sofala entregou a Escola Básica Guara-Guara II, onde foram construídas 12 novas salas de aula e reabilitadas 10 salas, totalizando 22 salas de aula. A escola também recebeu um bloco administrativo, um sanitário, um furo de água da rede pública, duas casas para professores e um muro de vedação. A infraestrutura beneficia 2.990 alunos, dos quais 1.461 são mulheres, com um custo total de 66.668.696,89 meticais (sessenta e seis milhões, seiscentos e sessenta e oito mil, seiscentos e noventa e seis meticais e oitenta e nove centavos), financiado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Este conteúdo esta protegido !!