Início » NOTÍCIAS » Inaugurada hoje a maior escola secundária do país

Inaugurada hoje a maior escola secundária do país

Foi inaugurada hoje, a maior escola secundária do país. Trata-se da Escola Secundária de Mafambisse, localizada no distrito de Dondo, província de Sofala.

A escola, construída de raiz, num investimento de 13 milhões de dólares, tem capacidade para acolher 10 mil alunos.

No seu discurso, o Presidente da República agradeceu aos parceiros de cooperação e fez saber que esta não será a única escola a ser inaugurada este ano, porque entrarão em funcionamento 10 novas escolas, construídas de raiz, com 140 salas de aula, e serão ampliadas várias outras.

Por sua vez, a ministra da Educação, Carmelita Namashulua, pediu aos alunos que preservem o estabelecimento de ensino para as futuras gerações.

O embaixador da União Europeia em Moçambique reiterou o seu compromisso em continuar a apoiar técnica e financeiramente o sector da educação no país, para alcance de  bons resultados de aprendizagem.

A inauguração do edifício coincide com a abertura do ano lectivo 2024, cerimónia orientada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Este ano lectivo vai decorrer sob o lema: “Por uma educação inclusiva, patriótica e de qualidade”. Para Filipe Nyusi, o lema traduz o objectivo do Governo, de “ver as crianças sem disciminação”, porque “o objectivo final é formar cidadãos capazes de solucionar problemas que afectam a si, as suas famílias e as suas comunidades”, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do país.

Fonte: O pais.co.mz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *