Início » NOTÍCIAS » IRMÃS DA IMACULADA CONCEIÇÃO, CELEBRAM 75 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO

IRMÃS DA IMACULADA CONCEIÇÃO, CELEBRAM 75 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO

Rogério Maduca, Rádio Pax – Moçambique

Fundada em 8 de Dezembro de 1948, pelo Padre Oberto Abôndio, missionário da consolata, a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição é um instituto de direito diocesano e o primeiro fundado em Moçambique.

No domingo, 7 de maio, as Irmãs da Imaculada Conceição – IIC, na Província Eclesiástica da Beira, deram inicio as celebrações do ano jubilar da sua fundação, a cerimónia foi dirigida pelo Vigário Episcopal da caridade, Padre Maurício Bolzon, na Paróquia de Santos Anjos, cidade da Beira, e contou com a concelebração dos Padres Joaquim Macuire, coordenador da comissão diocesana das vocações e o Padre António da Luz, presença do Delegado da Conferência dos Institutos Religiosos em Sofala, Irmão Sebastião Lopes e vários fiéis.

Em entrevista a emissora Católica da Beira, a Irmã Ermelinda Emílio, Superiora Geral da IIC, explicou que para além dos 75 anos da sua fundação, as irmãs da Imaculada Conceição completam 10 anos da sua presença na Arquidiocese da Beira, sendo este um momento de crescimento e gratidão a Deus, acrescentando que em meio as dificuldades em que algumas congregações desapareceram, a ocasião não representa um privilegio, mas um momento de renovação do seu sim.

A Superiora Geral da primeira Congregação religiosa fundada em Moçambique, falou dos desafios enfrentados durante os 75 anos, onde destacou a falta de perseverança das candidatas, incluindo o reconhecimento Pontifício.

Diante de tantos desafios, a Madre Ermelinda, diz ser necessário fazer a revisão do processo de promoção vocacional, por propõe uma atenção aos novos mecanismos para dar resposta a evangelização do novo milénio.

Atualmente, existem em Moçambique cerca de 45 religiosas desta congregação, sendo 35 de votos perpétuos.  As Irmãs da Imaculada Conceição, estão atualmente nas Arquidioceses de Maputo, Nampula e Beira, Dioceses de Inhambane e Tete. Suas principais acções são desenvolvidas nas áreas da Catequese, Liturgia, promoção da Mulher, na educação e saúde.      

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *