Início » NOTÍCIAS » JOVENS CATÓLICOS NA BEIRA PROMOVEM VIA-SACRA PELA PAZ EM CABO DELGADO E NO MUNDO

JOVENS CATÓLICOS NA BEIRA PROMOVEM VIA-SACRA PELA PAZ EM CABO DELGADO E NO MUNDO

Rogério Maduca – Beira, Moçambique

Estando no tempo quaresmal, os jovens da Arquidiocese da Beira, Zona Pastoral Manga participaram no passado sábado (16), de uma Via-sacra pela paz em Cabo Delgado e no mundo de forma geral, incluindo as vítimas da tempestade tropical “Filipo” que recentemente assolou a região sul de Moçambique e a epidemia da conjuntivite hemorrágica que se alastra no país.

Em entrevista a Emissora Católica da Beira o Padre Yohanes Hayong, Missionário Verbita e director espiritual dos jovens da zona pastoral Manga, explicou que para alem de reflectir em torno do caminho do sacrifício e da paixão que Jesus percorreu para salvação da humanidade, a Via-sacra é uma manifestação de solidariedade para com os irmãos da província nortenha de Cabo Delgado.

Em representação dos jovens desta zona pastoral, Ilídio Bene, explicou que os jovens abraçaram a causa entendo que através da oração é possível incentivar e converter os que fazem o mal, encontrando ainda o melhor caminho para a paz em Cabo Delgado.

Tendo em conta que neste ano o país se prepara para a realização das eleições gerais, depois de ter vivido momentos conturbados após as eleições autárquicas em 2023, onde os jovens foram vítimas de ideologias políticas, ao ponto de envolverem-se em tumultos. O director espiritual falou sobre a necessidade de se intensificar a educação cívica dos jovens, de modo que estes valorizem os processos eleitorais e tenham uma consciência critica sobre o país, rumo a uma sociedade mais justa e pacífica.

Participaram da Via-sacra do último sábado, mais de uma centena de jovens das paróquias da zona pastoral Manga, incluindo formandos e formandas de diferentes congregações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *