Rogério Maduca – Beira, Moçambique
Trata-se do Frei Nelson Pedro Madoda, da Ordem dos Frades Servos de Maria (Servitas) que neste sábado, 19 de Outubro, foi elevado ao segundo grau do sacerdócio, pela imposição das mãos do Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, cerimónia que teve lugar na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Macuti.
Na ocasião, o presidente da celebração explicou que, o sacramento da ordem é um dom que Deus faz à sua Igreja, uma prenda para a comunidade. É nesta comunidade onde se encontram as referências dos sacerdotes, a humanidade, o povo de Deus, principalmente os mais desfavorecidos, incluindo Jesus Cristo, por isso que o sacerdote é chamado à participar do seu ministério, pois sem isso não há sacerdote que seja útil.
O Frei Madoda é filho da Paróquia do Macuti, é por esta razão que no final da celebração o Pároco, Padre Sílvio Anovo em nome dos paroquianos, recordou que ser sacerdote significa ser homem de Deus e de Igreja, dedicado inteiramente à missão de servir os irmãos, um compromisso que exige muita fé.
Presente na cerimónia, o representante da Ordem dos Frades Servos de Maria, Frei Custodio Cardoso, falou do significado da cerimónia, destacando o estímulo por ser o primeiro sacerdote Servita natural da Beira, sendo por isso necessário dedicar-se para que haja mais membros nesta família religiosa.
Por sua vez, o neo-sacerdote, na sua intervenção agradeceu a Deus pela vocação e na sequência a todos que contribuíram n seu processo formativo.
Testemunharam a ordenação presibiteral do Frei Nelson Madoda, fiéis das Arquidioceses da Beira e de Maputo, incluindo membros do Governo local e familiares do ordenado. Com esta cerimónia, a Ordem dos Frades Servos de Maria passa a contar com dez (10) frades sacerdotes de nacionalidade moçambicana.
Importa referir que, o Frei Nelson Pedro Madoda entrou pela primeira vez na família servita em 2006 e em Março de 2024 foi ordenado diácono em Madrid.