Início » NOTÍCIAS » Rússia: Rejeitada candidatura presidencial de Boris Nadezhdin, opositor à guerra na Ucrânia

Rússia: Rejeitada candidatura presidencial de Boris Nadezhdin, opositor à guerra na Ucrânia

Na semana passada, a comissão declarou que mais de 9.000 assinaturas apresentadas pela campanha de Nadezhdin eram inválidas – o suficiente para o desqualificar.

O político liberal russo, Boris Nadezhdin, perdeu, na quinta-feira, 15 fevereiro, um recurso que contestava a decisão das autoridades eleitorais de o impedirem de concorrer na votação do próximo mês, em que o Presidente Vladimir Putin tem quase a certeza de ganhar.

Boris Nadezhdin tinha feito do apelo ao fim do conflito na Ucrânia o seu principal “slogan” de campanha e a sua retirada da corrida indicou que as autoridades não tolerarão qualquer oposição pública à ação do Kremlin.

Na quinta-feira, o Supremo Tribunal da Rússia recusou o recurso de Nadezhdin contra aspetos técnicos da decisão da semana passada da Comissão Eleitoral Central de o excluir das eleições presidenciais de 15 a 17 de março. O tribunal ainda não analisou o seu outro recurso contra a decisão da comissão.

Milhares de russos em todo o país assinaram petições de apoio à candidatura de Nadezhdin, uma manifestação de apoio invulgar num cenário político rigidamente controlado. Nadezhdin, um legislador local de uma cidade perto de Moscovo, apresentou 105.000 assinaturas à Comissão Eleitoral Central para se qualificar para a corrida.

Fonte: Voaportugues.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *