Início » NOTÍCIAS » “A lavagem dos pés feita por Jesus Cristo, é um acto nobre de humildade, um verdadeiro significado do discipulado Cristão” – Dom Constantino, Bispo Auxiliar da Beira

“A lavagem dos pés feita por Jesus Cristo, é um acto nobre de humildade, um verdadeiro significado do discipulado Cristão” – Dom Constantino, Bispo Auxiliar da Beira

Rogério Maduca – Beira, Moçambique

Na Quinta-Feira Santa os cristãos católicos recordam a última ceia do Senhor, onde Jesus Cristo lavou os pés dos discípulos.

Durante a celebração presidida na Sé Catedral da Beira, pelo Arcebispo, Dom Cláudio Dalla Zuanna, a homilia foi proferida pelo Bispo Auxiliar, Dom Constantino, que na sua alocução explicou que a Ceia do Senhor representa um dos momentos mais sagrados, profundo e significativos da nossa fé, onde os fiéis são também chamados a recordar o amor supremo de Jesus.

A nossa vida de Cristão é uma vida a 100%, alertou o Prelado, acrescentando que não se pode viver de ilusão ou beleza passageira, e a nossa beleza é do interior.

Nesta celebração em que também se recorda a instituição do sacramento da eucaristia, Dom Constantino explicou que a “eucaristia é a expressão máxima do amor de Deus por nós”. Em relação a lavagem dos pés, um dos actos também deixados por Cristo, o Bispo Auxiliar, sublinhou que este é um gesto nobre de humildade, um gesto radical de amor que exemplifica o verdadeiro significado do discipulado, que é o de “servir aos outros com humildade, generosidade e honestidade”.

Dom Constantino disse ainda que a imitação do acto de lava-pés, é um testemunho ao mundo sobre amor transformador que Cristo ensinou. Por isso é importante que cada 1 se deixe servir se deixe lavar os pés.

Participaram desta celebração vários fiéis, na sua maior das Comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Sé Catedral, que após a missa participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *