Início » NOTÍCIAS » CÁRITAS DIOCESANA NA BEIRA PROCEDE A ENTRE DE KITS DE AUTOEMPREGO A 70 JOVENS FORMADOS EM DIVERSAS ÁREAS

CÁRITAS DIOCESANA NA BEIRA PROCEDE A ENTRE DE KITS DE AUTOEMPREGO A 70 JOVENS FORMADOS EM DIVERSAS ÁREAS

Rogério Maduca – Beira, Moçambique

Inserido no Projecto “Construindo comunidades resilientes” através do empoderamento profissional dos jovens na cidade da Beira (Centro de Moçambique), a Cáritas Diocesana da Beira, procedeu nesta quinta-feira, 7 de Março a entrega de Kits iniciais de autoemprego para 70 beneficiários, provenientes e diferentes bairros desta urbe, um evento que teve lugar na Paróquia de São Pedro Claver.

De acordo com Lino Miguel, Coordenador de Programas na Cáritas da Beira, o projecto financiado pela CAFOD (Caritas inglesa) tem a duração de 2 anos, é da iniciativa do Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, com o intuito de contribuir na criação de comunidades resilientes, reduzindo o índice da pobreza, desemprego e consumo de drogas na cidade da Beira, o que melhora o desenvolvimento humano desta faixa etária.

Para além da formação técnica nas áreas de canalização, eletricidade instaladora, construção civil, serralharia e culinária, os jovens beneficiaram-se de formação humana, acompanhamento psicossocial, liderança e gestão de pequenos negócios, incluindo encontros virtuais onde tiveram a oportunidade de ouvir sobre a “Economia de Francisco”. Falando após a entrega dos meios que permitiram o início do seu autoemprego, os jovens mostraram-se satisfeitos e prometeram fazer de tudo para garantir a sua sustentabilidade e da família.

Os cursos técnicos e profissionais foram ministrados pelo Young África e tiveram a duração de 6 meses. A cerimónia de entrega de kits de autoemprego contou com a presença do assistente eclesial das caritas, Padre Maurício Bolzon, o representante do governo provincial, o pároco da paróquia que acolhia o evento, e pais, encarregados de educação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *