Início » NOTÍCIAS » CERCA DE 30 JUÍZAS PARTICIPAM DA CAPACITAÇÃO SOBRE A CRIMINALIDADE BASEADA NO GÉNERO EM SOFALA.

CERCA DE 30 JUÍZAS PARTICIPAM DA CAPACITAÇÃO SOBRE A CRIMINALIDADE BASEADA NO GÉNERO EM SOFALA.

Joaquim Tauzene, Rádio Pax-Beira.

Com duração de 5 dias, a referida capacitação arrancou esta segunda-feira na Beira e é promovida pela Associação moçambicana de Juízas, com a participação de magistradas provenientes das províncias de Maputo, Sofala, Gaza e Inhambane, Maputo província, Maputo cidade e Tete.

Esta formação é uma resposta a preocupação da agremiação com relação aos casos de violência baseada no gênero, segundo explicou Sílvia Comissário, Presidente da Associação, acrescentando que a mesma visa o aprimoramento de conhecimentos técnicos sobre este tipo de crime.

Comissário, disse ainda ser necessário fortalecer a atuação das juízas para promover maior confiança na justiça, com base nos tratados internacionais dos quais Moçambique é signatário, sem se esquecer da sensibilização da classe em matéria da violência contra mulheres e crianças.

A magistrada, mostrou-se também preocupada com as recentes incursões de indivíduos desconhecidos que atacam instituições de justiça em Manica, por isso defendeu a criação de condições para reforçar a segurança da magistratura moçambicana.

De referir que a Associação Moçambicana das Juízas, possui atualmente cerca de 97 membros, dentre magistrados dos tribunais administrativos, aduaneiros e comuns. Esta organização foi fundada em setembro de 2023.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *